Neste artigo vamos falar as diferenças entre Tráfego Pago e Tráfego Orgânico. Você sabe quais são?
Então, para começarmos, em Marketing Digital TRÁFEGO se refere a quantidade de visitas que a sua mídia digital recebe, seja um site, um blog, o Instagram, o Facebook etc.
Assim como em uma loja física, quanto mais tráfego digital melhor! Mais visitas você estará recebendo e, consequentemente, maiores as suas chances de vender. Seria a mesma coisa de uma loja física: quanto mais clientes entram no estabelecimento, mais chances o lojista tem de vender.
Mas, suponhamos que você tenha acabado de criar um site, seja para vender produtos digitais ou para divulgar o seu negócio físico (seja uma loja de roupas ou um estúdio fotográfico, por exemplo), como fazer com que as pessoas acessem o seu site e vejam o que você está vendendo?
Aí é que entram as estratégias para gerar e/ou ampliar o seu TRÁFEGO!
Existe o TRÁFEGO PAGO e o TRÁFEGO ORGÂNICO.
Tráfego Pago
Consiste em você criar anúncios pagos para que os mecanismos de buscas ou redes sociais exibam a sua propaganda.
Como mecanismos de buscas, citamos o GOOGLE (o mais conhecido), BING, YAHOO, QUANT, AOL, ASK e outros.
Hoje em dia é muito comum, quase obrigatório, as pessoas pesquisarem na internet qualquer assunto que lhes interesse. De eletrodomésticos a hotéis, passando por toda espécie de serviços, as pessoas sempre dão uma olhadinha na internet para descobrir a melhor oferta ou o melhor prestador de um serviço.
É aí que, se você quer divulgar o seu produto ou serviço, você pode entrar no Google Ads e criar um anúncio.
Suponhamos que você seja um fotógrafo, e promova um anúncio no Google Ads, incluindo, obviamente, a palavra “fotógrafo” como uma das palavras-chave em seu anúncio.
Muitas das vezes que alguém pesquisar pela palavra-chave “fotógrafo” no Google, seu anúncio será exibido. Digo “muitas vezes” porque o Google faz um rodízio de anúncios, e nem sempre o seu anúncio será exibido, mas pode ter certeza que ele irá aparecer muitas vezes, dentro das possibilidades orçamentárias que você tenha definido.
Bom, agora vamos falar do TRÁFEGO ORGÂNICO.
Tráfego Orgânico
Tanto pode ser considerado o tráfego gerado pelos seguidores que você já possui em suas redes sociais, como aquele que venha acontecer em decorrência das configurações de SEO (Search Engine Optimization – ou, no bom e velho português: Motor de Otimização de Busca) que você faça no seu site ou blog e que faz com que seu site apareça nas pesquisas dos mecanismos de buscas como o Google, mesmo sem você ter criado (e pago) um anúncio no Google.
Veja na figura abaixo a diferença entre um anúncio pago e um site que aparece sem anúncio:
Conclusão
Basicamente, essas são as diferenças entre Tráfego Pago e Tráfego Orgânico.
Se você está pretendendo iniciar um negócio digital, sobretudo se for voltado para o Marketing Digital para Afiliados, o curso que eu recomendo é o Fórmula Negócio Online.
Nele você irá aprender tudo que precisa saber para montar um negócio digital começando do absoluto Zero.
Se eu puder ajudar com alguma informação, me chama no WhatsApp: (22) 9.8159-8000.
Um forte abraço!
Marcos Vianna
Marcos Vianna
Cheguei ao Marketing Digital estudando um hobbie e acabei me tornando um
Empreendedor Digital.
Deixe um comentário