Afiliado Árbitro ou
Afiliado Autoridade
Neste artigo vamos abordar as diferenças entre “Afiliado Árbitro” e “Afiliado Autoridade”, certo!?
Partimos do pressuposto que você já sabe o que significa ser “Afiliado”.
Se não souber, antes de continuar, dê uma olhadinha no nosso artigo “O Que é Marketing de Afiliados”. Lá te explico direitinho.
Dinheiro ou Tempo
Então, vamos lá!
Quando iniciamos nossos estudos no Marketing Digital de Afiliados, temos a opção de adotarmos duas práticas para vendermos os produtos que escolhemos para nos afiliar:
– Investirmos dinheiro em campanhas pagas nos mecanismos de buscas como Google Ads e Facebook Ads, e aí estaremos adotando as práticas inerentes ao Afiliado Árbitro.
– Investirmos tempo em produzirmos conteúdo de valor para nossa audiência, e aí estaremos adotando as práticas inerentes ao Afiliado Autoridade.
Importante ressaltar que tanto de um jeito como de outro, precisamos de investimento. Ou tempo ou dinheiro.
Muito comumente, nos utilizamos das duas práticas: investimos algum dinheiro nas campanhas pagas, enquanto vamos produzindo conteúdo relativo ao nosso nicho para irmos ganhando autoridade perante nosso público com o passar do tempo, e aí nos tornarmos um Afiliado Autoridade.
Mas, afinal de contas, quais as vantagens e desvantagens de cada modelo?
Afiliado Árbitro
O “Afiliado Árbitro” foca suas estratégias em campanhas pagas nos mecanismos de buscas, como dissemos acima.
Essa estratégia possui as seguintes vantagens:
– O Afiliado não precisa aparecer, ou seja, não precisa expor sua imagem.
Não precisa redigir textos persuasivos (copywriting); não precisa gravar vídeos para Youtube; não precisa mostrar sua imagem nas redes sociais etc.
– Pode oferecer produtos de diversos nichos de mercados diferentes.
Como o Afiliado vai vender os produtos em campanhas no Google Ads e Facebook Ads, não precisa estar adstrito a apenas um produto, pode fazer campanhas para vários produtos ao mesmo tempo.
– A conversão em vendas é mais rápida, pois o Afiliado não precisa construir uma imagem perante seu público.
Por outro lado, essa estratégia possui as seguintes desvantagens:
– Precisa de investimento financeiro para pagar os anúncios feitos nas ferramentas de buscas (Google Ads / Facebook Ads).
Isso pode ser um grande problema se você está começando agora e sem muito capital para investir.
– Dependência de plataformas externas.
Isso é ruim, pois, eventualmente, sua conta pode ser bloqueada, sobretudo no Facebook.
E aí, se você conta apenas com essa estrutura para vender seus produtos, você simplesmente vai ficar sem vender até que sua conta seja desbloqueada novamente.
Segundo alguns gurus do Marketing de Afiliados, quando trabalhamos com vendas em plataformas como Facebook e Instagram, a questão não é saber “se” vamos ser bloqueados, mas “quando” vamos ser bloqueados, porquê certamente seremos.
Já no Google Ads é mais difícil sua conta ser bloqueada.
Uma orientação importante para quem pretenda investir em campanhas pagas, é entender muito bem como elas funcionam, para não jogar dinheiro fora.
Se você pretende seguir por esse caminho, estude bem o assunto antes de começar, para não ter prejuízo.
Analise o desenvolvimento das suas campanhas diariamente ou até mais de uma vez por dia, para saber se elas estão tendo desempenho satisfatório.
Afiliado Autoridade
O “Afiliado Autoridade” procura construir uma relação de confiança com seu público, através da produção de conteúdos relevantes.
Normalmente, para isso, o Afiliado precisa de uma estrutura digital, seja um blog, uma fanpage no Facebook, perfil no Instagram, canal no Youtube etc.
Ou, melhor ainda, vários desses canais ao mesmo tempo. Quanto mais for visto nas redes sociais, maior e mais rápida a autoridade que ele irá construir.
Lembrando sempre da necessidade de se produzir conteúdos relevantes, de boa qualidade e consistência para sua audiência.
Essa estratégia possui as seguintes vantagens:
– O Afiliado constrói uma relação de confiança com o seu público. E as pessoas compram porque confiam em sua autoridade no assunto (nicho de mercado)
-É necessário um investimento financeiro menor.
Como desvantagens, podemos citar:
– Ser um processo mais demorado para apresentar retorno financeiro, sobretudo se o Afiliado focar apenas em Tráfego Orgânico.
– Mais trabalhoso, já que o Afiliado precisa estar sempre estudando o nicho de mercado escolhido e produzindo conteúdo para ser publicado.
-Exposição de sua imagem. Isso pode ser um grande problema para as pessoas que não gostam de aparecer.
Conclusão
Basicamente, são essas as diferenças entre um “Afiliado Árbitro” e um “Afiliado Autoridade”.
Agora você deverá escolher qual dessas formas melhor se encaixa no seu perfil e na estratégia de Marketing que você pretende desenvolver, e colocar em prática.
Um forte abraço!
Marcos Vianna

Marcos Vianna
Cheguei ao Marketing Digital estudando um hobbie e acabei me tornando um
Empreendedor Digital.
Deixe um comentário